top of page

Tem diferença entre as terapias: Alternativa, Complementar e Integral?

  • Foto do escritor: Aline Gamma
    Aline Gamma
  • 5 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Terapias

Em meus atendimentos sempre falo que Eu Sou Terapeuta Alternativa, Complementar e Integral e, que minhas terapias são tratamentos para a saúde. Daí sempre vem as perguntas: Mas qual é a diferença entre essas terapias? Não são a mesma coisa?

E pesquisando mais sobre o assunto achei um artigo da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia que diz que a Prática Alternativa se refere ao tratamento médico que é substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo, ao invés de seguir os protocolos médicos do tratamento convencional, o paciente começa se tratar apenas com suplementos, alimentação, chás ou terapias. Mas é importante deixar claro que essa é uma opção muito perigosa, porque estas práticas não têm comprovação científica para a cura do câncer.

Já as práticas complementares, são usadas em paralelo ao tratamento indicado pelo médico, e de acordo com suas instruções. Como exemplo posso citar uma dieta balanceada, a cromoterapia e o uso de florais para melhorar, e auxiliar durante todo o processo de tratamento.

Nas práticas integrais, há uma integração entre as práticas e o tratamento convencional, em uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, mente e espírito. Como por exemplo a meditação, a terapia holística e algumas massagens.

Tanto as práticas complementares, quanto as práticas integrativas fazem parte da política nacional. Isso quer dizer que a homeopatia, os florais, a aromaterapia, plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, a cromoterapia, a imposições de mãos são parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão, aos poucos, sendo implementados em todo país.

No caso das massagens as diferenças estão na técnica utilizada e no objetivo desejado.

Algumas massagem são apenas usadas para estética e tem como finalidade redução de medidas e diminuição de inchaço.

Já as massagens terapêuticas tem como finalidade resolver e tratar dores, incômodos e auxiliar no tratamento de doenças.

A massagem relaxante normalmente faço de forma leve e agradável. Traz um tipo de bem estar o que acalma o sistema nervoso, diminui o stress e a agitação, pois ajudam na oxigenação das células e do cérebro.

A massagem Integral de Pedras Quentes além de diminuir a produção de ACTH ( hormônio que produz estress) desperta e trabalha o sexto sentido e os estímulos intercelulares, conectando corpo e mente libertando e ativando energias do seus interior, desenvolvendo a força vital, centralização e ativação dos chacras e restaura a conexão com a terra.

As massagens terapéuticas como por exemplo: a Tuiná, a Sueca e a Desportiva, são massagem que tentam resolver um problema ou dor, por exemplo, dor de cabeça, dores nas pernas e braços, dor nas costas e pescoço, constipação e problemas intestinais, dores no corpo, dores musculares causadas por exercícios físicos, retirar ou diminuir nódulos de tensão ou desequilíbrios emocionais, equilibrar e harmonizar os chakras e os meridianos do corpo, auxiliar o organismo na eliminação de toxinas, diminuir efeitos colaterais de medicamentos e muito mais.

Costumo dizer que a massagem terapéutica, em geral, doe. Agora, é bom prestar atenção na dor e sempre relatar ao massoterapeuta.

A massagem não deve gerar hematomas nem dor permanente, o massagista tem que usar uma boa técnica e ter experiência para poder fazer uma boa massagem terapêutica. Existe um tipo de dor que muitos clientes definem como ”uma dor gostosa”, no sentido de que dói mas que ajuda a soltar a musculatura. Dói e depois relaxa. Dói mas a dor que estava não volta mais. Alguns pacientes meus, descrevem a dor como sendo parecida com a de treino físico (treino de academia), ficando apenas dolorido alguns dias e depois passa, mas a leveza é permanente. Isso é gostoso e terapêutico.

Espero ter ajudado e ter esclarecido essas dúvidas.

E se você tem mais duvidas ou quiser mais informações me mande no e-mail alinegammaterapeuta@gmail.com que será um prazer te auxiliar. Aline Gamma

bottom of page